Crédito: Renan Brun

Foi anunciado pela Adobe a primeira integração de uma camera fotográfica com seu serviço de armazenagem e serviço de colaboração na nuvem Frame.io. Leia-se: clicou, sua imagem fica disponível na nuvem.

Usar a nuvem não é novidade, isso é feito diariamente com o Google Photos ou iCloud, mas essa não é qualquer nuvem. O diferencial é a colaboração em tempo real, permitindo o trabalho imediato de integrantes de diferentes divisões de um projeto, além de controlar o acesso, garantir os direitos autorais, colocar marca d’água, incluir timecode, evitar captura de telas, entre outras opções para garantir a segurança do material produzido.

Até o momento a integração pela Adobe estava focada na produção de videos profissionais, permitindo que os takes pudessem ser vistos e avaliados por diferentes pessoas (técnicos, diretores, produtores, editores,…) em tempo real e em qualquer lugar do mundo. Aos poucos está chegando na fotografia.

Essa colaboração existe há tempos nas grandes agências de notícias de forma privada e a Adobe aos poucos está trazendo esse serviço para o público. Esse é assunto a ser abordado em outro post.

Cartões de memória deixarão de ser usados?

A principio os cartões de memória poderiam deixar de ser usados e acabaria com a limitação de cliques ou tempo de captura de imagens, mas sabemos que existem “casos e casos”.

Em um ambiente controlado como estúdios a adoção poder acontecer mais rápido. O acesso a internet rápida via cabo e sistemas de backup dão uma maior confiabilidade.

Para o trabalho em campo (e a chegada do 5G), o serviço automático na nuvem poderá ser de grande valia pelo fotojornalismo que precisa de velocidade para disponibilizar o material para o mundo, mas até os profissionais ganharem confiança, nada como um cartão de memória para garantir um backup local.

Integração não é novidade

A tentativa de integração de câmeras fotográficas com a nuvem não é novidade e as fabricantes de diferentes marcas vez ou outra lança uma tentativa, principalmente no lado “amador”.

Com a integração do wi-fi e bluetooth nas câmeras modernas, enviar as imagens automaticamente para a nuvem está se tornando comum, seja através com opções integradas à câmera ou pelos aplictivos no celular ou computador . Veja abaixo alguns exemplos: